LAB na Feira: Ciência, Tecnologia e LEGO!
- Fabi Araujo
- 28 de out. de 2015
- 2 min de leitura

A Feira de Ciência e Tecnologia no Shopping Spazio Ouro Verde, em Campinas/SP, com exposição de tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Luz Síncrotron e presença do Laboratório Avançado de Bricks, encerrada no último domingo, 28 de outubro, foi o maior sucesso! O LAB apresentou um projeto, unindo LEGO e ciências, desenvolvido especialmente para o Projeto AFM (Atomic Force Microscopy). Nosso mestre especialista em LEGO Marcelo Rios, o LNNano (Laboratório Nacional de Nanotecnologia) e o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncroton) uniram esforços e, com o uso da ferramenta LEGO, desenvolveram um projeto que demonstra, de forma lúdica e criativa, o funcionamento de um Microscópio de Força Atômica!
Foram usados, aproximadamente, 700 bricks ou peças de LEGO, tanto as tradicionais como as Technic, e um kit Mindstorms EV3. Com esse equipamento foi construído um protótipo que permite compreender, visualmente, o funcionamento do Microscópio de Força Atômica. Uma amostra das menores peças de LEGO simulam a função dos átomos que queremos descobrir, manipular ou pesquisar.

Gustavo Campello, membro da equipe do LAB, apresentando o projeto para a turminha curiosa
O LAB e os pesquisadores dos Laboratórios Nacionais trabalharam juntos também na programação avançada em LabView para simular os modos de operação de formação de imagem e o mapeamento de nossa amostra “brick atômica”, que só foi possível com o desenvolvimento da complexa mesa de varredura através da posição XY e da ponta por varrimento.
A Feira foi parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Inspirados no tema deste ano, “Luz, Ciência e Vida”, trabalhamos um Sensor de Luz em modo “emitância” como elemento detector. Qualquer deslocamento do braço do suporte é percebido pelo sensor, interpretado pelo bloco programável, gerando assim um gráfico visual em LabView.
Um dos grandes destaques da feira foi o nosso aluno de brick science, mestre e monitor Lucas Valente, de apenas 15 anos e múltiplas habilidades! A partir dessa experiência, ele foi convidado para participar de outras atividades no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, localizado em Campinas/SP) e até inspirou um possível futuro programa a ser oferecido pela instituição a jovens cientistas!

Lucas Valente, aluno do LAB, dando um show de Ciências
Quer conhecer mais dos nossos experimentos? Acessem nosso canal no YouTube, o Diário do Laboratório! :)
Posts recentes
Ver tudoEste ano promete muitas novidades para os alunos e inventores-cientistas curiosos do Laboratório Avançado de Bricks! E uma delas é o LAB...
Comentarii