Entrevista com Marc-André Bazergui
- Fabi Araujo
- 21 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Em outubro do ano passado tivemos uma conversa muito legal com o criador do mais famoso protótipo do WALL-E em LEGO, Marc-André Bazergui, nascido em Montreal (Canadá). Confira a história de mais esse fã de LEGO que ajudou a desenvolver o EV3, equipamento que usamos em nossas aulas no LAB!
Confira abaixo a entrevista exclusiva!

Marc-André Bazergui e seu QUIZ-E, o filho do WALL-E (imagem gentilmente cedida por Marc-André)
LAB: Por favor, conte-nos sobre sua “História LEGO” e como você começou a trabalhar com essa ferramenta?
Como muitas pessoas, eu cresci rodeado por LEGO. Todo Natal e aniversário eu pedia LEGO, mas quando fiquei mais velho e não tinha mais com quem brincar, eu mudei para o maravilhoso mundo dos modelos rádio controlados.
Mais tarde vieram outras paixões, como o PC e a Internet. Foi só então que descobri que a LEGO tinha um sistema de invenção robótica [Robotic Invention System] e quando eu estava com 30 anos, foi muito engraçado pois perguntei aos meus pais, “vocês ficariam desanimados se eu pedisse LEGO de novo no meu aniversário?”. Eles concordaram. Acredite ou não, foi assim que me introduzi na robótica. Eu lembro de trazer meu primeiro robô RCX à IBM e todos ficaram maravilhados de saber que aquilo era LEGO!! E eu adorei :) LAB: Nós percebemos que a ferramenta LEGO tem sido cada vez mais usada no mundo adulto. Engenheiros e arquitetos têm projetado previamente com LEGO. Cientistas estão usando LEGO em diversas áreas, como mock-ups de veículos especiais e robôs que funcionam de verdade. E você? Como tem “hackeado” a experiência LEGO?
Não sou bem um Hacker... Eu não modifico o firmware ou construo meus próprios sensores. Sou mais um usuário e gosto de fazer robôs legais e inspirar as crianças no maravilhoso mundo do MINDSTORMS. Eu criei meu primeiro MINDSTORMS WALL-E, e o vídeo alcançou 300.000 visualizações eu meu canal, youtube.com/bazmarc. Eu acho que esse é o vídeo que me tornou conhecido online e pela LEGO! Em 2009 me tornei parceiro MINDSTORMS Community (MCP) e daí em diante, criei várias outras versões do WALL-E, viajei o mundo com meus robôs e fui convidado pelo time LEGO MINDSTORMS em 2011 para ser parte do Expert Panel [Comitê Expert] especial, para ajudar com o design do EV3, a evolução do to MINDSTORMS. Além de dar um feedback através dos estágios de desenvolvimento, também ajudamos com o design de modelos extras. Junto com os 5 robôs principais, o set de venda do EV3 oferece 12 robôs como bônus. Minha contribuição foi um pequeno modelo parecido com o WALL-E, que chamei de KRAZ-E. Você pode baixar as instruções de montagem e de programação no site da LEGO ou diretamente do software do EV3!
LAB: Hoje em dia, sabendo o que você sabe sobre o potencial da ferramenta LEGO,como os pais podem escolher o LEGO “certo” para seus filhos e qual o caminho para os jovens tirarem o melhor dessa ferramenta?
Muitos pais me perguntam quantos anos seus filhos devem ter para usar o MINDSTORMS. Eu já vi crianças de apenas 8 anos contruírem e programarem o robô MINDSTORMS. Geralmente eu pergunto que tipo de experiência eles tiveram montando com a LEGO Technic, pois acredito que, se seu primeiro set Technic for um EV3, pode ser um pouco complicado! Se você já está familiarizado com os elementos específicos encontrados nos sets Technic, usar o MINDSTORMS vem naturalmente. Então você pode se concentrar em entender o aspecto da programação da robótica LEGO.
LAB: No futuro próximo, qual você acha que será a experiência dos jovens construtores LEGO Mindstorms?
A maioria das escolas hoje em dia usam LEGO para explicar os princípios do STEAM (Science Technology Engineering Art and Mathematics), então é ótimo que as crianças possam aprender essas habilidades tão importantes enquanto se divertem, usando um brinquedo que elas amam. Mas com produtos legais como os sets do EV3, as crianças podem se divertir também em casa. É incrível que o EV3 possa ser controlado por um smartphone, já que muitas crianças possuem seus próprios dispositivos agora. Num futuro próximo, espero ver muito mais interação com dispositivos móveis e também espero que os jovens experts em robótica consigam facilmente compartilhar online seus projetos com o mundo, usando aplicativos como o Instagram, Youtube e na mídia social como o Facebook ou, para os mais jovens, através do site do LEGO MINDSTORMS, na seção Community. Lembre-se que foi porque compartilhei minhas criações online que entrei nessa louca aventura LEGO!
Quer saber mais sobre o Marc-André e seu time?
***
Posts recentes
Ver tudoEste ano promete muitas novidades para os alunos e inventores-cientistas curiosos do Laboratório Avançado de Bricks! E uma delas é o LAB...
Comments